Dúvidas

No intuito de esclarecer dúvidas do Programa EscoLAr foi que a Secretaria da Educação (Sedu) reuniu uma série de informações. Confira:


As aulas pela TV também valem para alunos da rede municipal?
Sim, se esse for o desejo da respectiva Secretaria Municipal de Educação. Na medida em que o conteúdo vem pela TV aberta, caso algum secretário municipal queira utilizar essa atividade remota, poderá fazê-lo sem nenhum problema.

Já Atualizei os canais e não apareceu o canal 8.2. Qual motivo?
Se apareceram os canais 8.3 e 8.4, possivelmente não é um problema de transmissão. Pode ser algum problema técnico.

Como fazer para copiar as explicações do professor pela TV, sendo que não tem pausa?
Essa forma de transmissão de conteúdo exigirá do aluno uma organização na forma de estudar. De todo modo, as aulas são reprisadas no dia seguinte, nos mesmos horários. As aulas são às segundas, quartas e sextas-feiras, com reprise nas terças, quintas e sábados. Os conteúdos também estarão disponíveis no site www.sedu.es.gov.br/escolar, no menu grade de programação, onde poderão ser consultados.

Utilizei todas as TVs e apenas uma funcionou, porém parte do vídeo estava sem som.
A dificuldade é na TV e não na emissão do sinal. De fato, houve um pequeno problema no canal 8.2, mas que já foi corrigido.

Como ficarão as aulas para os alunos que não têm acesso a TV e internet?
O EscoLAR é um programa de atividades não presenciais, em que as principais estratégias são a transmissão das aulas pela TV e pela plataforma Google Sala de Aula, que pode ser acessado pelo aplicativo EscoLAR. As escolas que identificarem alunos que não possuem nenhuma das duas alternativas farão, através de sua própria equipe, a estruturação de uma série de outras ações, para que não haja exclusão de nenhum aluno dos conteúdos.

Moro em zona rural onde só pega o canal local da Globo e os demais de São Paulo, e não temos TV aberta. O que fazer?
Infelizmente é um caso que não será atendido pelas duas principais estratégias.

Não tenho TV digital. Vou conseguir acessar?
O conteúdo que está sendo transmitido é digital, por essa razão, essas famílias possam ter a mesma dificuldade.

Mesmo atualizando a TV os canais não aparecem.
É muito importante que as pessoas façam as atualizações novamente para tentar todas as possibilidades técnicas.

Quando cliquei na TV para assistir a aula não tinha matéria para a idade da minha filha.
Há uma programação por série/ano. É necessário sintonizar no horário e data, de acordo com a série/ano do aluno. A programação está disponível no site do EscoLAR (www.sedu.es.gov.br/escolar, no menu grade de programação).

As aulas foram pré-disponibilizadas aos professores no Youtube, será sempre assim? Qual a alternativa para os professores que não têm acesso a TV.
Para que os professores ficassem cientes das primeiras aulas, os conteúdos foram disponibilizados no Youtube previamente. Porém, a partir de agora só será disponibilizado após a transmissão pela TV. A alternativa é o acesso ao Google Sala de aula através do aplicativo EscoLAR, que já está disponível no Google Play.

Sou intérprete de libras. As primeiras aulas não contaram com intérprete. Como os alunos surdos irão estudar?
Os primeiros conteúdos vieram sem interprete de Libras. A expectativa é que as próximas aulas sejam transmitidas com interprete.

Essas aulas serão contabilizadas como dias letivos?
Inicialmente as aulas não serão contabilizadas como dia letivo. A proposta é uma alternativa para que os alunos tenham acesso a conteúdos durante o período da pandemia.

Como saber qual é meu usuário e senha para a conta institucional Google?
Se você não sabe a sua conta ou esqueceu a senha, acesse o Portal de Contas - https://sites.google.com/edu.es.gov.br/logins/ . Para acessar sua conta, professores e alunos deverão clicar na aba corresponde ao seu perfil: “Professores” ou “Estudantes” e preencherem os dados solicitados. Em cada “aba” do Portal há orientações sobre como fazer. O que fazer se, após preencher os campos solicitados, aparecer uma mensagem de erro? Deverão abrir um chamado diretamente no portal, via formulário disponível em cada aba do Portal.
A partir de agora, cada escola conta com turmas criadas, automaticamente, no Google Sala de Aula, com os professores vinculados às salas e os alunos já enturmados. Além disso, os componentes curriculares estão organizados por Tópicos, na aba “ATIVIDADES” das Salas. Dessa forma, cada aluno terá apenas uma sala, com todos os Componentes Curriculares dentro dela. Com este mesmo login professores e alunos poderão acessar também outras salas criadas anteriormente,com o e-mail institucional.
Os cursos técnicos terão salas de aula no Google?
Sim. Exceto para as disciplinas práticas.
Como faço meu primeiro acesso no Sala de Aula Google?
Para escolas com Chromebook: Ao logar no Chromebook usar as contas informadas pela Sedu - xxxxxx @educador.edu.es.gov.br (se professor(a)) ou xxxxx@aluno.edu.es.gov.br (se estudante).
Para acesso via Aplicativo EscoLAR: basta baixar o aplicativo e logar usando as contas xxxxxx @educador.edu.es.gov.br (se professor(a)) ou xxxxx@aluno.edu.es.gov.br (se estudante). Caso tenha o aplicativo do Google Sala de Aula instalado não há problemas, também acessará sua salas por ele. A vantagem do EscoLAR é que o acesso às salas Google ocorre sem o uso de seu pacote de dados.
Para acesso via computador, basta acessar o endereço https://classroom.google.com/ e entrar com um dos logins citados acima. Mais orientações sobre o uso do Sala de Aula Google veja no link https://sedudigital.edu.es.gov.br/google-for-education/tutoriais-google/sala-de-aula
O que fazer depois que acessar a sala de aula google da escola como professor por meio da conta institucional xxxxx@educador.edu.es.gov.br ?
Um plano de ação com atividades não presenciais deverá ser elaborado pelo professor e coordenado pelo PCA, pelo Pedagogo e/ou pelo Coordenador Pedagógico, tendo como referência as videoaulas transmitidas e outras iniciativas pedagógicas não presenciais que a escola planeje desenvolver com seus alunos.
Incentiva-se o uso do Google Sala de Aula como forma de sistematizar as atividades, seus formatos de entrega, e a mediação da aprendizagem em uma única plataforma, com destaque às salas de aulas virtuais desenvolvidas para esse fim a partir do aplicativo EscoLAR (sem uso do pacote de dados), mas também via computador ou aplicativo Google Sala de Aula.
Compete à Direção Escolar estabelecer, em conjunto com a equipe pedagógica, o acompanhamento das atividades não presenciais que serão desenvolvidas pelos professores.
Posso usar minha conta particular do Google para acessar o Chromebook e os serviços do Google Apps for Education?
Contas particulares do Gmail NÃO poderão ser usadas para ter acesso ao Chromebook e aos serviços disponibilizados para o domínio '@educador.edu.es.gov.br' e ‘@aluno.edu.es.gov.br’
O mesmo vale para as Salas de Aula Google. Como o login institucional é possível ver e acessar somente as Salas criadas com este perfil (login).
Como sintonizar os canais de TV do Programa EscoLAR?
Os televisores, independentemente de marca, têm processos parecidos na busca de novos canais. Basta acessar o menu pelo controle remoto e procurar a opção que mais se assemelha à “busca de canais”. Conforme o aparelho, essa opção pode se chamar ‘busca/sintonia automática’, ‘programação de canais’ ou ‘sintonização de canais’.
Sintonizei os canais, conforme orientado, e na minha TV só aparece o canal 8.1. O que posso fazer?
Em alguns casos, os canais 8.2, 8.3 e 8.4 são fixados na Lista de Canais, mas não são acionados diretamente pelo botão “CH” ou “CHANNEL” (aquele com setinhas). Nesses casos uma opção pode ser a seleção do canal a partir da Lista de Canais, que pode ser acionada por meio das teclas “GUIDE” ou “EPG” do controle remoto.
Sou diretor e tenho dúvidas e dificuldades de como planejar as atividades não presenciais com a minha equipe, considerando que eles não estão na unidade escolar e sim em trabalho remoto, o que fazer?
O estudo da legislação específica relacionada ao Programa EscoLAR deve ser o primeiro passo para iniciar os trabalhos de planejamento nesse momento. Todas as documentações e orientações estão no site https://sedu.es.gov.br/escolar.
Compete à Superintendência Regional de Educação (SRE), à qual a escola estiver jurisdicionada, o monitoramento e o assessoramento das ações e diretrizes determinadas pela SEDU a serem executadas pelas escolas. Para apoiar esta ação, foram criadas Comunidades virtuais para cada SRE para que possam orientar as escolas de sua abrangência com mais efetividade.
Recomendamos também acessar o site https://sedudigital.edu.es.gov.br que apresenta sugestões de ferramentas de comunicação a distância, tutoriais para uso das ferramentas digitais, entre outros.
Sou professor e não recebi nenhuma informação concreta de como participar do Programa EscoLAR.
Cabe a escola (equipe gestora) realizar a comunicação com toda a sua equipe de profissionais e também a cada um buscar informações que estão sendo divulgadas nos canais oficiais do governo.
A SEDU instituiu diretrizes operacionais específicas para desenvolvimento das Atividades Pedagógicas Não Presenciais e suas respectivas tecnologias de execução em cada etapa e modalidade de ensino ofertadas nas escolas da rede estadual.
Portanto acesse o site do Programa EscoLAR - https://sedu.es.gov.br/escolar - e procure seu diretor, caso este ainda não tenha conseguido se comunicar com você.

Em caso de persistir a dificuldade, favor entrar em contato pelo email escolar@sedu.es.gov.br 

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