08/05/2024 12h13

Metodologia ativa rotação por estações dinamiza aula de Ciências em escola de Cachoeiro de Itapemirim

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Fraternidade e Luz, situada em Cachoeiro de Itapemirim, realizou, na última sexta-feira (03), uma atividade centrada na temática energia elétrica, com aplicação da metodologia ativa rotação por estações. O objetivo foi estimular a aprendizagem colaborativa, promovendo a troca de ideias e a resolução de problemas.

A ação também visou desenvolver habilidades diversas, como protagonismo, pensamento crítico, comunicação eficaz, engajamento ativo e aplicação prática do conhecimento, ao proporcionar oportunidades para aplicar o conhecimento teórico em situações práticas e contextualizadas, fortalecendo, assim, a compreensão e a retenção do aprendizado.

 

A professora de Ciências Kelly Pinheiro dos Santos ressaltou que ao combinar teoria e prática de forma dinâmica, a metodologia ativa de rotação por estações torna o aprendizado mais envolvente e relevante para os alunos. Eles não apenas aprendem conceitos, mas também os aplicam, analisam resultados e discutem implicações, o que leva a um entendimento mais profundo e duradouro do tema”, disse.

De acordo com a profissional, promover a atividade favoreceu a uma compreensão mais profunda e contextualizada do tema. “Essa abordagem permite que os alunos experimentem na prática conceitos teóricos, como a conversão de energia, os impactos ambientais e as soluções sustentáveis. Além disso, a interação direta com os materiais e as discussões em grupos pequenos promovem a colaboração, a comunicação e o pensamento crítico, aspectos cruciais para a formação de indivíduos conscientes e engajados com as questões energéticas atuais e futuras”, destacou Kelly Pinheiro dos Santos.

 

A professora destacou ainda que, com a divisão do conteúdo sobre energia elétrica em diferentes estações e com atividades práticas, os alunos têm a oportunidade de explorar conceitos complexos de maneira mais concreta e significativa. “Além disso, a rotação por estações permite que os alunos desenvolvam habilidades, como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas, pois muitas atividades são realizadas em grupo. Isso contribui para um aprendizado mais holístico e engajado”, salientou a docente.

A estudante Rafaela Alves Silva, do 8º ano do Ensino Fundamental, considerou a dinâmica diferente e descontraída. “Dessa forma, o aprendizado foi favorecido, porque não ficamos apenas escrevendo. Esse tipo ação também nos deu a oportunidade de realizar um trabalho em equipe e trouxe conteúdo”, disse.

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI